Relações entre autoficção e metateatro: um exemplo na dramaturgia brasileira

Ricardo AUGUSTO DE LIMA
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
ricardodalai[at]gmail.com

Inglés

Resumen: Este artigo tem como objetivo analisar a existência de um teatro autoficcional na dramaturgia contemporânea. A partir do neologismo de Doubrovsky, a questão sobre a impossibilidade de um teatro autobiográfico parece resolvida na medida em que o discurso não se apresenta como autobiográfico; tampouco se percebe sua total ficcionalidade devido à explícita ambiguidade do discurso. Seja por meio do texto ou por recursos cênicos, elementos autobiográficos e empíricos são incluídos no cenário ficcional, estabelecendo um efeito metateatral. A fim de ilustrar esse possível teatro autoficcional, utilizamos um exemplo da dramaturgia contemporânea que fricciona real e ficcional. Tal fricção questiona não o que é real e o que é ficcional, mas o que é teatro e, consequentemente, o que é o sujeito.

Palavras-chave: teatro, autoficção, teatro autoficcional, metateatro, teatro contemporâneo


Impossibilia. Revista Internacional de Estudios Literarios, Nº 13, páginas 106-130 (Mayo 2023)
ISSN 2174-2464. Artículo recibido el 19/12/2016, aceptado el 05/04/2023 y publicado el 30/05/2023.


CC BY NC ND